sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dia 27/01/2011 Aula nº 5, 6 Atletismo

No início da aula fez-se um jogo para aquecimento chamado: o jogo do engenho.
A turma estava dividida em quatro colunas formando um círculo. Ao sinal da professora, o primeiro aluno de cada coluna corria, entregava um engenho ao primeiro elemento da coluna seguinte, colocando-se no fim dessa coluna, e assim sucessivamente.
Passados uns minutos, o grau de dificuldade era aumentado porque eram colocados a circular dois, três e quatro engenhos. O material usado eram 4 pesos.

De seguida, fizeram-se estafetas simples com percurso de ida e volta. Esta corrida consistia numa estafeta de 16m. Cada equipa organizava-se numa fila única.
Ao ser dada a partida, a prova começava com o primeiro participante da fila a realizar o percurso de ida, contornando o cone e a realizar o percurso de volta, terminando com a entrega do testemunho. Após receber o testemunho, o colega realizava o mesmo percurso. A prova terminava quando todos os alunos da fila terminassem a prova. Ganhava a equipa que realizasse o percurso mais rapidamente.
O material usado eram 8 pins + 4 testemunhos.

De seguida, foi realizada uma estafeta humana .A turma estava dividida em equipas de 5 alunos, em que um dos alunos era o testemunho e os outros quatro esperando dois era os estafetas (um era o transmissor e o outro era o receptor). O 1º estafeta transportava o aluno de mão dada, transmitindo-o dentro da zona de transmissão, ao 2º estafeta que por sua vez percorria igualmente de mão dada o percurso final. A transmissão era da mão esquerda para a direita.

O exercício seguinte consistia em explicar novamente a pega – colocação do peso sobre os dedos e junto ao pescoço, antes de iniciar o exercício seguinte.
 O aluno encontrava-se a 3m da zona de queda.
Lançava o peso (1K a 1.5kg) de frente, tentando acertar com o mesmo dentro de um cesto (carro de supermercado)
Cada vez que o peso acertava no arco contava um ponto. Cada vez que entrava dois.
Valia: 2 Pontos se acertasse e1 ponto se tocasse

Realizamos também um exercício em que  o aluno lançava o peso (1kg) na zona marcada do terreno, tentando acertar com ele nos arcos pendurados (na tabela de basquetebol)
A pontuação era realizada em função dos arcos mais pontuados: 2 Pontos se acertasse
E 1 ponto se tocasse

Outro exercício que fizemos foi através de um Lançamento de peso para uma plataforma montada com dois postes e com elásticos vermelhos, com diferentes pontuações (5 e 2 pontos)

Por ultimo realizar o lançamento de peso à largura do pavilhão e podemos saber que distancia lançamos. Utilizamos a fita métrica para medir o lançamento.

André Silva

2 comentários: